NotíciaNotícias do Site Antigo - Quarta-feira, 19 de Abril de 2017

Dia do índio – 19 de abril

O Dia do Índio, 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto-lei 5540, de 1943. Essa data é lembrada e comemorada anualmente pelas comunidades indígenas, de acordo com a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), que também exalta a importância do momento histórico.

Mas como foi estabelecida a data?

Em 1940, o México realizou o I Congresso Indigenista, no qual iriam ser discutidos assuntos referentes à qualidade de vida dos índios. Os próprios Índios também foram convidados a participar do Congresso, mas como estavam acostumados a serem desrespeitados, preferiram não participar.

Após alguns dias, os Índios entraram em um acordo e decidiram que iriam participar do Congresso, já que lá seriam discutidos problemas que dizem respeito a eles.

A data em que foi tomada esta decisão tão importante era 19 de abril de 1940. Por este motivo, em 1943, Getúlio Vargas, que era o atual presidente do Brasil, decretou que todo dia "19 de abril" seriam comemorados o dia do Índio no Brasil.

Até hoje ocorrem comemorações na data. Geralmente, as festividades são realizadas nas próprias aldeias, ou até mesmo nas sedes dos municípios onde as mesmas estão localizadas. A Funai geralmente contribui financeiramente para as celebrações. Nelas, os índios praticam esportes tradicionais como corridas, canoagem, consomem comidas típicas e fazem manifestações.

Queremos homenagear esta data tão importante para história que é os Índios do nosso Brasil e de tantos lugares pelo mundo. E não podemos esquecer de suas culturas e tradições.

"VIVA O ÍNDIO E VIVA O BRASIL"!

genteemprimeirolugar

voltar para a listagem de notícias...

Guia da CidadeGUIA DA CIDADE
Prefeitura Municipal de Taguaí - Guia da Cidade
Telefones PúblicosTELEFONES PÚBLICOS
  • (14) 3386- 9040
CONSELHO TUTELAR

Ver todos os telefones

Fundo Parallax
Taguaí

Praça Expedicionário Antonio Romano de Oliveira, 40 Centro.
Taguaí - SP - CEP: 18890-000