Taguaí, quinta-feira, 08 de dezembro de 2022 Telefone (14) 3386-9040

Notícias do Site Antigo - Sexta-feira, 21 de Abril de 2017

Feriado de tiradentes – 21 de abril

hoje para o brasil é uma data especial, criada para homenagear joaquim josé da silva xavier, um grande ativista político que se transformou em um herói nacional.

Feriado de tiradentes – 21 de abril

Hoje para o Brasil é uma data especial, criada para homenagear Joaquim José da Silva Xavier, um grande ativista político que se transformou em um herói nacional.

Quando buscamos informações em livros, internet sobre a história de Tiradentes encontramos uma relação à Inconfidência Mineira, que foi um movimento ocorrido nos séculos XVII e XVIII e que havia o objetivo da separação do Brasil do domínio de Portugal. Foi uma época que o Brasil começou a proporcionar grandes lucros aos portugueses por meio de suas riquezas minerais, isto é, ouro e diamantes. Contudo, estas riquezas estavam começando a se tornar escassas.

Além disso, muitos não pagavam o quinto, uma espécie de imposto cobrado pela coroa sobre todo o ouro encontrado na colônia. Desta forma, o lucro de Portugal começou a cair. Reagindo a esta situação, os portugueses passaram a exercer um controle mais rígido sobre as riquezas e a aumentar os impostos. Tais medidas desagradaram à elite de Minas Gerais, que estava significativamente influenciada pelas ideias iluministas importadas da Europa.

Assim, se iniciou um movimento separatista no Brasil: a Inconfidência Mineira. A maioria dos inconfidentes eram homens ricos e cultos, com exceção de Tiradentes, um militar. O nome "Tiradentes" provém do fato de Joaquim José da Silva Xavier também exercer a função de dentista.

O movimento não teve sucesso e os inconfidentes foram presos. Tiradentes ficou preso por três anos, esperando seu julgamento. Todos os outros homens envolvidos na Inconfidência Mineira escaparam de uma pena maior, já que possuíam muitos bens; a maioria optou pelo exílio. Apenas Tiradentes foi condenado à pior das punições: em 21 de abril de 1792, foi enforcado e esquartejado.

O reconhecimento da bravura de Tiradentes só se deu em 1890. Atualmente, Tiradentes é considerado Patrono Cívico do Brasil.

Estendemos nossas sinceras homenagens a todos as pessoas que ocupam este cargo de militares e que nos honra com sua bravura e coragem para defender a sociedade e a pátria.

genteemprimeirolugar

Versão do sistema: 2.0.0 - 08/12/2022