O Cadastro Cultural Municipal está entre os requisitos que compõem o Sistema Municipal de Cultura para adesão ao SNC – Sistema Nacional de Cultura.
Constitui-se como ferramenta fundamental para levantamento, identificação e registro de informações sobre os diversos fazeres culturais, espaços, equipamentos, empresas e eventos culturais possibilitando um diagnóstico sobre o segmento na cidade de Taguaí.
O mapeamento do fazer cultural da cidade abrange todos os segmentos culturais existentes (teatro, artes circenses, artes plásticas e visuais, fotografia, música, culturas populares, regionais e periféricas, culturas de matrizes africanas, dança, artesanato, literatura, audiovisual, hip hop, grafite, patrimônio histórico, cultura sustentável, cultura lgtbqia+) e toda diversidade cultural.
Os dados são fundamentais para acesso a editais, chamadas públicas, premiações, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural do município, bem como aos programas dos governos estadual e federal, destinados à classe artística.