Taguaí, Sexta-feira, 22 de Janeiro de 2021 Telefone (14) 3386-9040

Atendimento Atendimento: De segunda a sexta, das 8h às 17h.

Saúde - Sexta-feira, 04 de Dezembro de 2020

3° MUTIRÃO DE LIMPEZA CONTRA A DENGUE É SUCESSO

Dois caminhões percorreram a cidade coletando entulhos deixados pelos moradores em frente de suas casas.

Com as altas temperaturas, a proliferação de mosquitos aumenta. Aumentando também o risco de infecção de doenças transmitidas por mosquitos. O aedes aegypti é um eminente transmissor de doenças desse tipo e a principal de sua lista, além do Zika Vírus e a Febre Amarela, está a Dengue. Uma velha conhecida que já está há décadas causando transtorno na saúde da população. E a prevenção contra o mosquito foi e ainda é a melhor forma de combater a dengue.

Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Taguaí através da Coordenadoria de Saúde e da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, promoveu nesta semana o 3° Mutirão de Limpeza Contra a Dengue. Durante dois dias (na terça e na quarta), dois caminhões percorreram a cidade coletando entulhos deixados pelos moradores em frente de suas casas. Dias antes da ação, foi pedido à população que recolhesse todo tipo de entulho que pudesse acumular água parada no quintal, para que fosse coletado pelos caminhões e assim, sendo destinado a um lugar correto.

O prefeito Jair Carniato acompanhou o início dos trabalhos na terça-feira e elogiou a equipe do mutirão e a colaboração dos moradores. “O pessoal faz um trabalho eficiente e ágil durante a coleta dos entulhos. E é muito bom ver a população empenhada em se desfazer de entulhos ociosos no quintal, evitando de se tornar um criadouro do mosquito.” Afirmou o prefeito.

A coordenadora da vigilância epidemiológica Daniela Batista, lembra da importância de combater o mosquito da dengue com simples ações: “Não vamos esquecer de que o combate ao mosquito é de rotina. Colocando areia nos pratinhos dos vasos das plantas, limpando as calhas para não acumular água parada, certificando se a caixa d'água está bem fechada. Sempre ficando atento a outros locais e objetos onde o mosquito possa botar os ovos.”